Renda fixa estaria melhor que fundos imobiliários
mercado imobiliário|renda fixa

Renda fixa estaria melhor que fundos imobiliários?

Os fundos de investimento imobiliário (FIIs) são uma modalidade de investimento bastante peculiar. Afinal, eles têm uma parte do rendimento fixa (o repasse mensal, aos cotistas dos dividendos das locações dos imóveis da carteira) e uma parcela variável, vinculada à variação dos preços das cotas dos FIIs negociadas na bolsa (no caso dos FIIs listados). Pois num cenário de alta da Selic e perspectiva de novos aumentos da taxa nos próximos meses por causa do avanço da inflação, muitos investidores passam a se perguntar se não valeria substituir, em seus portfólios, os FIIs por títulos de renda fixa, como os disponíveis no Tesouro Direto.

A princípio, a ideia até poderia fazer sentido, já que o investidor trocaria uma aplicação que está rendendo menos por outra que parece mais vantajosa no curto prazo. O problema desse raciocínio, no entanto, está justamente no aspecto temporal: dizem os especialistas que os FIIs são um investimento com horizonte de longo prazo, como em geral são as aplicações em imóveis. O perfil do investidor de fundos imobiliários tem características típicas de longo prazo, período em que o investimento tem maiores chances de oferecer bons retornos. Enquanto “espera” a valorização das cotas na bolsa, o investidor vai recebendo mensalmente os dividendos, como receberia aluguéis se tivesse um imóvel alugado.

Trajetória da Selic

Também deve entrar na conta o fato de que a Selic mais alta no momento — fator que pode aumentar a atratividade dos títulos do Tesouro, por exemplo — é um fator circunstancial. Não faz parte dos prognósticos do mercado a possibilidade de a taxa voltar aos patamares estratosféricos do passado. Ou seja, ainda vale a interpretação de que a queda dos juros no Brasil nos últimos anos foi estrutural e veio para ficar. Apesar dos solavancos de curto prazo.

E, como alertou a planejadora financeira CFP Marcia Dessen em recente coluna no jornal Folha de S.Paulo, a precificação de títulos de renda fixa não é um tema de fácil compreensão, envolvendo pontos complexos como a marcação a mercado feita pelos gestores. Para quem se sente confortável investindo em imóveis via fundos, portanto, pode valer a pena esperar para avaliar melhor a situação do mercado antes de tomar uma decisão no calor do momento.

Compartilhe

Blue Chip Talks

Conheça nosso canal no Youtube!

Menu
Renda fixa estaria melhor que fundos imobiliários